No ano de 2020, tivemos um marco: o crescimento gigantesco no setor de energia solar. De acordo com um levantamento inédito da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o último ano foi de novos recordes com alto investimento em energia solar aqui no país.
Estamos falando da fonte renovável mais barata do Brasil que, sem dúvida alguma, vai ajudar o país a crescer com cada vez mais sustentabilidade e competitividade.
Continue acompanhando o texto para saber mais sobre esse crescimento e também sobre as expectativas para o futuro desse setor! Boa leitura!
Qual foi o investimento em energia solar em 2020?
Dados da Absolar mostram que o setor de energia solar atraiu mais de R$ 13 bilhões em investimentos no ano passado. E isso inclui os sistemas de geração em fachadas, telhados e pequenos terrenos e também as grandes usinas. Então, podemos afirmar que esse número é 52% a mais do que em 2019.
A consequência positiva disso é que aproximadamente 86 mil novos empregos foram criados na área, espalhados por todas as regiões do território nacional, e isso tudo mesmo passando por uma pandemia.
Vale ressaltar que desde o ano de 2012, a fonte solar fotovoltaica já foi capaz de gerar mais de 224 mil postos de trabalho, movimentando mais de R$ 38 bilhões em negócios. No ano de 2020, as contratações tiveram um crescimento de 62% em relação aos empregos acumulados desde 2012 no país.
Qual é capacidade de geração de energia renovável do Brasil?
Quando falamos em capacidade de geração de energia renovável e limpa, o nosso país tem hoje 7,5 GW (Gigawatts) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica.
Isso somando os pequenos e médios sistemas que são instalados em terrenos, telhados e fachadas (a chamada geração distribuída) e as usinas de grande porte (geração centralizada), o que representa mais de 50% da potência instalada na usina hidrelétrica de Itaipu, que é a 2ª maior do planeta e a maior do Brasil.
O Brasil, em 2019, estava com 4,6 GW e saltou para os 7,5 GW em 2020. Ou seja, teve um crescimento de 64%, levando em consideração que ainda foi um ano bastante desafiador devido à pandemia de Covid-19.
O nosso país possui mais de 350 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, gerando sustentabilidade e economia para cerca de 450 mil unidades consumidoras.
Quais são as vantagens oferecidas pela produção e utilização da energia solar?
Veja, a seguir, as principais vantagens de produzir e usar a energia solar em casa, na empresa, no agronegócio, enfim, em qualquer lugar!
Redução das taxas de carbono e da poluição
Essa energia é uma forte aliada da diminuição das taxas de carbono e da poluição. Isso porque é um recurso limpo, ao contrário das usinas termelétricas, que produzem energia por meio do carvão mineral. Assim, emitem gases que contribuem para o efeito estufa.
Energia renovável
Como o sol é a fonte da geração de energia fotovoltaica, essa alternativa jamais vai acabar em nosso tempo aqui na Terra. Afinal de contas, o sol vai continuar sendo a estrela central do sistema por longos e longos períodos de tempo.
Redução do valor da conta de luz
É claro que precisamos destacar a enorme diferença que a utilização desse tipo de energia traz para o bolso. Investir nesse sistema é produzir a maior parte da energia em casa, na empresa e qualquer outro local.
Assim, os custos são somente pequenas taxas que estão ligadas às concessionárias do sistema de distribuição. Ou seja, a conta de energia elétrica passa a ter uma grande redução no valor rapidamente.
Baixa necessidade de manutenção
Como os sistemas de energia solar são compostos por apenas dois elementos principais — painéis solares e inversores —, eles apresentam baixíssimas necessidades em relação à manutenção. Isso é muito bom, pois é possível estender sua vida útil com pequenos hábitos.
Valorização do imóvel
O valor de mercado do imóvel aumenta quando há um sistema de energia solar instalado, seja um imóvel residencial, seja comercial. Por que isso acontece? Então, é bem simples: o possível comprador vai fazer as contas de toda a economia que vai ter ao longo dos anos com energia elétrica.
Como você pode ver, o investimento em energia solar tem sido crescente, isso por que ela só traz vantagens para todos. Afinal de contas, ela valoriza propriedades, aumenta a competitividade das empresas, cuida do meio ambiente, desafoga o orçamento do poder público, reduz o custo de energia elétrica da população e muito mais.
E é por isso que ela terá função cada dia mais estratégica para alcançar as metas de desenvolvimento ambiental, econômico e social do país. Sem dúvidas, será uma grande parceira na retomada sustentável da economia brasileira.